quinta-feira, 26 de maio de 2016

Falsidade.com

"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor." Jeremias 17:7.

Esse é o título de um programa que passa no canal: Investigação Discovery. Talvez muitos de vocês conheçam, mas para os que não, ele mostra casos de pessoas que foram enganadas através da internet. Não assisto sempre, mas às vezes que vi, me surpreendi com tanta coisa que acontece através do mundo virtual. Os desfechos são inúmeros.

Resolvi falar um pouco disso hoje porque muitas vezes nas redes sociais as pessoas se sentem mais "seguras e confortáveis" em expressar o que sentem, pois não estão cara a cara com a outra pessoa e talvez assim não sintam vergonha de falar mais abertamente.

Só que muitas vezes é uma armadilha.
Gostaria de lhes contar em resumo 3 casos, pois aconteceram com adolescentes e jovens.

O primeiro é de um jovem rapaz, ele conheceu uma moça numa das redes sociais e acabou se apaixonando por ela. Depois de um tempo marcaram um encontro pra se conhecerem pessoalmente. Ela disse que o irmão estaria no início da rua tal, de bicicleta, pra ensinar o caminho da casa. Ele foi com toda confiança e empolgado. Quando viu o rapaz de bicicleta na tal rua, parou e esse ao se aproximar do carro o matou por pura maldade, pois pouca coisa foi roubada.
A polícia então descobriu a ultima conversa que ele teve no computador antes de sair de casa, viu que aquele perfil era totalmente falso, a foto era de uma modelo de revista, e todas as conversas eram uma armadilha. O criminoso era outro jovem que morava perto e o conhecia de vista.
E o curioso foi que o rapaz que foi enganado não percebeu nada, mesmo que no perfil não tinham outras fotos da moça com familiares, ou fazendo alguma coisa. Ele caiu facilmente, pois se apaixonou por um rosto bonito.

O outro caso se tratou de uma adolescente de 14 anos que irritada com a mãe desabafava na internet. Todos os seus amigos online davam apoio pra ela, mas uma em especial era mais compreensiva, essa tinha 19 anos. Num dia em que ela e a mãe se desentenderam, justamente porque a mãe achava que ela ficava muito tempo no computador e por conta disso estava tirando notas baixas na escola, ela ficou muito irada e foi justamente pras redes sociais desabafar.
Disse que queria ir embora, pois não aguentava mais a mãe dela. 
Os outros contatos online disseram pra ela se acalmar, que iria passar, etc... mas essa de 19 anos falou que sabia como ela se sentia e que se quisesse poderia passar uns dias na casa dela.
Ela ficou toda animada e então deu seu endereço pra essa moça buscá-la. Marcaram um horário e ela sem contar nada pra mãe que iria sair, fugiu com a moça.
Só que a "amiga" não a levou pra sua casa, mas pra um motel, onde um outro homem as esperavam. Ela quis ir pra casa, mas ele bateu nela. A "amiga" e o homem a drogavam e viajavam com ela no porta malas do carro muitas vezes, por vários estados, vendendo ela pra dormir com homens e assim lucrar, visto que ela era muito jovem e bonita. 
A mãe prestou queixa do desaparecimento da filha, mas era muito difícil encontrá-la, não tinham pistas.
Não dá pra detalhar muito, mas depois de muitos meses a polícia conseguiu encontrá-la, mas só depois de 1 ano que conseguiram prender o casal de sequestradores, pois esses não estavam com ela na hora que a encontraram.
Ela hoje em dia tem 18 anos e fala do que aconteceu abertamente pra ajudar outras meninas a não cair como ela, em armadilhas assim. 

E o terceiro e último caso foi o mais chocante pra mim, pois foi uma maldade muito grande que fizeram, cuja consequência foi devastadora. 
Uma adolescente de 16 anos se apaixonou por um rapaz de 19 na internet. Ele era bonito, surfista e parecia que conhecia ela muito bem, pois era perfeito em tudo que falava e como a compreendia. Ela até comentou com os pais sobre ele, não era algo escondido.
Nunca marcavam encontros porque ele morava em outro estado, mas um dia iriam dar um jeito de se conhecer. 
Mas esse dia não chegou, pois ela foi encontrada morta. Ela se suicidou.
Os pais ficaram devastados e sem imaginar o porquê a filha faria tal coisa, eles viviam bem, não tinham problemas sérios que pudessem levá-la a fazer tal coisa.
A mãe ao entrar no quarto dela viu que o computador estava ligado e estava na página do rapaz, então compreendeu o motivo. Depois de vários meses de relacionamento online ele havia terminado com ela, mas o problema não foi esse, foram as coisas que ele disse pra ela. Ali estavam escritas palavras terríveis, ele menosprezou ela, falou coisas tão impactantes pra jovem que essa se achou um lixo e sem raciocinar muito, devido ao abalo emocional, tirou a sua própria vida.
Quando os pais contaram isso pra polícia e eles foram verificar, já tinha sido excluída a página desse rapaz sem deixar vestígios.
Até que depois de um tempo, uma vizinha do final da rua disse para a mãe da menina que a sua filha gostaria de lhe contar algo. Essa então contou que a pessoa que fez aquele perfil falso era a vizinha que morava ao lado delas.
Pra encurtar a história, a filha da vizinha e a jovem que se suicidou eram amigas, mas tinham se desentendido e a mãe da menina que morava ao lado ficou com raiva. Traçou um plano, o de fazer ela se apaixonar por um menino online e depois destratá-la, pra ela se sentir triste e humilhada.
Claro que elas não previam que isso a levaria a morte, mas foi por um ato de um adulto cruel, que desejando fazer algo contra uma adolescente que teve conflitos com sua filha também adolescente, que a levou a morte.

Queridos, desculpe se os choquei escrevendo esses casos aqui no meu blog, mas eu senti no coração de compartilhar um pouco sobre isso. Tem muitas pessoas que ingenuamente se expõe muito na internet, são pessoas queridas, que por não fazerem mal a outros, não imaginam que isso possa lhes acontecer.

Fiz muitas amizades sinceras na internet, não tenho preconceitos quanto a isso, mas eu sempre fui muito cautelosa.

Se estiveres passando por problemas, procure amigos reais.
Se você é jovem ou adolescente, não pense que seus pais nunca irão te compreender ou escutar. Dê uma chance às pessoas que te amam de verdade.
E pais, por favor, se atentem a tudo que seus filhos fazem, não ficando em "cima" deles, os sufocando, mas estando atentos aos seus problemas e principalmente às suas amizades.

E o melhor AMIGO de todos que podemos confiar e ter pra desabafar é JESUS!!!

Entregue o seu coração a Ele e deixe que Ele guie a tua vida, teus pensamentos e te apresente amigos sinceros.

Abraços a todos e fiquem na paz!

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cida.

Nunca assisti este programa. Os casos são mesmo horríveis. Infelizmente, o ser humano chegou num estado tão degradante que faltam até palavras para classificá-lo. Somente Deus para ter misericórdia de criaturas tão caídas. E de nós, que estamos de pé, para que não caiamos, conforme nos alerta a Palavra de Deus.

Outro dia, no clube, uma mãe reclamou de uma menina que passava sem cumprimentar ninguém. Então pensei que do jeito que as coisas estão ruins, melhor mesmo passar por deselegante do que sorrir para todos e estar ainda mais inseguro. Laura, por exemplo, é receosa. Acho bom que seja assim.

Beijo.

Renata e Laura

Lucinalva disse...

Olá Cida
Realmente é preciso ter muita cautela, casos que terminaram em tragédias. Que possamos desabafar sempre com o nosso amigo Jesus. Bjs querida.

cantinhovirtualdarita disse...

Acho que todo cuidado é pouco, e
é muito triste qdo acontece coisas assim
mas adorei esse post, um alerta para todos
Bjuss de bom final de semana
Rita

Lucinalva disse...

Olá Cida
Voltando aqui para desejar um feliz aniversário, que Deus te abençoe sempre, és muito especial. Bjs querida.