sexta-feira, 24 de junho de 2011

Compartilhando benção por... Irismar

Felizes são os que são amáveis e têm misericórdia dos outros, porque a eles se mostrará misericórdia. Felizes os que têm coração limpo, porque verão a Deus. Felizes aqueles que procuram promover a paz - pois serão chamados Filhos de Deus. Mateus 5: 7-9

Felizes os vazios de si mesmos!

Quero agradecer a Cida pelo convite para compartilhar uma benção da minha vida aqui no seu blog.
Quando recebi o convite não tive dúvidas do que partilhar, mas a questão era:  será que consigo resumir o que vou contar? rsrsrs, pois quando começo a digitar uma mensagem, ou escrever, quando vejo está parecendo mais um jornal, mas vamos lá.

No ano 1993 passei por um momento muito difícil, que foi ser injustiçada por pessoas muito próximas. Aquilo veio como uma bomba sobre a minha cabeça e o resultado foi me tornar uma pessoa ferida e amargurada. Eu já era uma pessoa que tinha dificuldades para perdoar e pedir perdão, e aquela situação só serviu para fortalecer ainda mais esse sentimento, cheguei ao ponto de dizer que eu não acreditava mais em ninguém.

Isso aconteceu na cidade em que eu tinha ido morar a uns três anos, ela ficava a 245 km da capital. Nesse mesmo ano que aconteceu isso voltei para Fortaleza e na mudança trazia comigo tristeza e amargura. A tristeza era tão grande que eu não queria mais voltar aquela cidade. Todas às vezes que tocavam nesse assunto a ferida estava lá, crescendo. Eu sempre dizia: Tá tudo bem, não tenho problema nenhum, mas só eu sabia como estava realmente.

Perto de completar três anos que tinha voltado tive um sonho, nele eu ia numa estrada e o carro em que eu estava ficava no prego. Eu olhei e vi uma pequena luz no fim da estrada, então fui lá pedir ajuda. Quando cheguei naquela casa e chamei, a pessoa que veio atender era uma das que mais tinha me ferido. O desespero foi tão grande que acordei assustada. Naquela noite senti que se não perdoasse aquelas pessoas Deus ia-me fazer precisar delas. Pensei: Deus, tudo menos isso! Então disse: Eu perdoo.

Só que Deus queria muito mais, pois Ele sabia que eu tinha muitas coisas para aprender.
Para minha surpresa, poucos dias depois recebemos um convite para retornar àquela cidade para morar novamente. Gente, grande foi a luta, pois eu sabia o que eu iria enfrentar, teria que dar de cara com aquelas pessoas. Resisti alguns dias, mas lembro como hoje quando Deus falou ao meu coração: "Na terra da tua afiliação de farei prosperar." Deixei meu emprego, arrumei as malas e voltei.

Já na cidade uma irmã me fez um convite para ir ao culto na igreja das pessoas que tinham me ferido. Respondi na hora: Os meus pés não pisam ali, não por orgulho, mas não vou.
Queridos, mais orgulho do que isso não tem né? mas eu achava que não tinha orgulho.

Num belo dia, enquanto preparava a lição para a escola dominical, cujo tema era As bem-aventuranças, três versículos me vieram de uma forma bem clara, como nunca tinha visto foram:

Felizes são os que são amáveis e têm misericórdia dos outros, porque a eles se mostrará misericórdia. Felizes os que têm coração limpo, porque verão a Deus. Felizes aqueles que procuram promover a paz - pois serão chamados Filhos de Deus.  Resumindo esses versículos poderia ler o seguinte: “Felizes os vazios de si mesmos”.
Dentro do meu coração havia coisas que revelavam o quanto eu estava cheia de mim mesma e uma das principais era sobre “ame o seu inimigo”. Naquele dia o Senhor começou a imprimir e escrever os princípios do amor e do perdão em meu coração.

O meu coração começou se abrir para essa verdade e era como um tumor que precisava ser espremido até o cascão, com falamos aqui no Ceará. Tinha que sair tudo, e nessa hora vi toda a maldade da falta de perdão em minha vida, já não via a maldade das pessoas, nem o que elas fizeram e ali pedi perdão, perdoei as pessoas e passei a orar por elas.

Deus me levou de volta àquela cidade para aprender na prática o que é amar e perdoar os nossos inimigos, pois naquela cidade nunca tinha acontecido de um pastor que já tinha pastoreado uma igreja, voltar para pastorear outra igreja na mesma cidade e comigo estava acontecendo isso.
Naquela tarde começavam as aulas sobre perdão. O Senhor começou a mostrar como é precioso ter um coração limpo, que Ele sabe que é doloroso ser ferido, traído, machucado, mas Ele leva em conta a minha reação, pois como reagimos determina na nossa vida espiritual. Aprendi que quem anda no amor de Deus não prejudica e quando é prejudicado não revida, pois sabe que Deus sabe fazer justiça melhor do que qualquer um de nós, que não devo pagar o mal com o mal, que devo amar o meu inimigo.

Nesse aprendizado Deus permitiu outras feridas e teve uma que foi como uma punhalada nas costas. Aquela dor fazia parte do tumor que deveria ser espremido, a dor foi muito grande, foram dias de angústias, posso descrever como Davi o porquê da dor: “era aquele que comia no prato comigo”. Mas nesse período eu tinha luz sobre o perdão, mas era algo que ainda tinha poder sobre a minha vida e algumas verdades Ele queria me ensinar.

Em oração disse: Senhor, não estou conseguindo perdoar, não consigo, essa dor é maior. Sei que devo perdoar, pois a tua palavra assim diz, mas quando vejo a pessoa volta tudo de novo. Foi ai que o Senhor falou algo libertador, Ele disse: "Minha filha, não é que você não possa, você não quer perdoar e não faz isso porque essa é a única arma que tem contra quem te feriu." Isso foi libertador, pois aprendi que a falta de perdão é uma arma que usamos contra quem nos fere para nos proteger dizendo: "Comigo você não faz mais" e quando aprendemos com o Senhor, não precisamos usar essa arma, pois a nossa confiança deve estar em Deus.

Havia outra coisa em meu coração que precisava sair que era o pensamento de que eu achava injusto, Deus pedir para quem (deixando bem claro que esse pensamento era algo que estava escondido dentro do meu coração) foi ferido, traído, magoado, caluniado, perdoar. Porque não havia um versículo diferente? rsrsrs tipo: "Se você ferir ou maltratar seu próximo, vou quebrar a sua perna ou você vai morrer." Mas isso são os desejo da nossa carne.
.
Naquele dia o Senhor disse: "Minha filha, quando eu peço para perdoar, amar, e andar a segunda milha é porque quem prejudica o seu próximo está doente, por isso ferem, machucam e traem. Essas pessoas precisam de alguém saudável que as perdoe, que as amem, que orem por elas, e aqueles que obedecem aos meus mandamentos, esses os mantém saudáveis."
.
Outra verdade que aprendi com o Senhor foi que algumas pessoas nunca vão voltar para me perdi perdão, mas eu devo perdoá-las, não devo aguardar que elas venham me pedir perdão para poder perdoar, pois eu não posso me deter na minha caminhada espiritual, tenho que prosseguir avante.
.
Aprendi que quem perdoa esquece a dor da ferida, e é livre para dar a mão novamente, pois o ressentimento sai do coração pelo perdão. Aprendi que quando somos prejudicados, somos uma vitima, mas se não liberarmos o perdão seremos tão culpados como quem nos prejudicou, pois estamos desobedecendo a um mandamento, foi quando aprendi que perdão não é sentimento é mandamento e que o poder vem pela a obediência.
.
O Senhor um dia ministrou ao meu coração e algo que não esqueci foi: A falta de perdão e amargura estava bloqueando o fluxo do Espírito Santo em minha vida, e com isso vivia uma vida religiosa, eu era como uma lata seca que só produzia barulho.
.
Passei oito anos naquela cidade, as feridas foram saradas, as amizades restauradas para a Glória de Deus e tive a oportunidade e o privilégio de voltar algumas vezes àquela igreja para pregar e orar por aquelas vidas. Hoje olho para trás e não há dor, amargura, raiva e tristeza, hoje sou livre para prosseguir e se o Pai me permitisse conviver com eles novamente, iria com o maior prazer.
.
Você pode me perguntar: "E hoje a senhora não passa mais por isso? Passo sim, mais aprendi com o Senhor a não ser como uma esponja que absorve o que não edifica, mas faço como Paulo quando chegou a ilha e ajuntava uns gravetos para pôr no fogo, uma cobra prendeu-se na mão dele, mas Paulo sacudiu a cobra no fogo e não sofreu nada de mal.
.
Nessa caminhada levo comigo Rm 8:28, e sabemos que tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos plano dEle.
Aprendi a não perguntar por que Deus? Mas para quê? Pois através das muitas feridas e dores o Senhor está me ensinando o valor da fidelidade, perdão e do amor de Deus. Hoje posso ajudar vidas que estão paradas no caminho porque foram feridas, traídas, machucadas e as digo para serem livres, pois foi para isso que o Senhor nos chamou.
.
O meu big abraço a todos que fazem o *Compartilhando!


Iris, como gosto de chamá-la, é uma mulher muito querida e abençoada. Ela escreve ótimos textos e sempre tem um comentário carinhoso e que complementa o que lê. Obrigado querida por compartilhar uma experiência tão marcante na tua vida conosco.

Beijos...Cida.

29 comentários:

Unknown disse...

A PAZ AMADA!! SAUDADES!!
Como vc esta?
Novidades estou ajudando na programação musical de uma radio evangelica...Deus é fiel!!
Passei para deixar um bj no seu coração um fim de semana abençoado!!
bju

Unknown disse...

Minha irmã e companheira de lutas, entendo exatamente as palavras que escrevestes aqui. Muitas vezes, nós servos de Deus somos injustiçados e caluniados e a permissão de Deus para isso tudo é simplismente que venhamos a ter a mesma atitude que ouve em Cristo. O perdão aos seus inimigos - porque eles não sabiam o que faziam.

Deus te abençoe minha amada, você sabe que amo muito você e sou ricamente abençoada com os seus textos e testemunhos.

Que o Senhor te abençoe juntamente com toda sua família e que tudo o que vocês tocarem sejam abencoados.

Fica na paz.

Pra. Thaís Itaborahy

http://palavradevidaaocoracao.blogspot.com

Pr. Edilson Ramos disse...

Belo testemunho Pastora Irismar.
Deus continue abençoando ricamente a sua vida!
Cida, seu blog é benção para todos nós!

Pr. Edilson

MISSIONÁRIA DIANA disse...

QUE TESTEMUNHO MAIS LINDO SOBRE PERDÃO, QUE BOM É PODER CONHECER UM POUQUINHO MAIS DA PASTORA IRISMAR, ME SERVIU MUITO ESTAS PALAVRA ESTA EXPERIENCIA, ESTOU PASSANDO POR UM PROCESSO MUITO DIFÍCIL PRECISO PERDOAR ALGUÉM QUE TRAIU UMA PESSOA MUITO LIGADA AMIM,E ESTA TRAIÇÃO INDIRETAMENTE AFLIGE A FAMÍLIA TODA ´HA E A CULPA SEGUNDO A TRAÍ DORA É NOSSA, É DIFÍCIL SÓ DEUS NA CAUSA, DAÍ AS VEZES QUANDO DEPOIS DE MUITO ORAR SABE QUANDO VOCÊ SENTE QUE CONSEGUIU PERDOAR A PESSOA E JÁ ATÉ PENSA NELA COM CARINHO E ORA POR ELA COM AMOR E ATÉ CHORA ELA APRONTA DE NOVO E VOLTA A MAGOA JUNTO COM RAIVA E ASSIM A HISTÓRIA VAI SE REPETINDO JÁ A QUASE UM ANO EU QUERIA ESQUECER QUE ESSA PESSOA EXISTE. SÓ DEUS NA CAUSA. ABRAÇOS DIANA.

Gisele Vargas disse...

Oi Cida, mais uma vez uma linda lição através do testemunho dos amigos!
Acabei de comentar no blog da Iris, não tinha visto que o post era de hoje...
Vejo na vida da Iris algo muito semelhante ao que aconteceu na minha vida há anos atrás.Eu comecei a compôr canções de louvor/adoração em 2006, quando tive algumas situações que me feriram muito e também levei um tempo pra entender sobre o perdão.O interessante é que enquanto estava com o coração ferido, havia um bloqueio que não me permitiu compôr mais...Quando Deus tratou meu coração, perdoei e também pedi perdão as pessoas que me magoaram,meu coração foi sarado e liberto pra louvar a Deus,então Ele me inspirou nas canções do meu Cd e em outras que não "couberam"
neste,rsrs.
Beijos querida, tenha um dia abençoado!

Irismar Oliveira disse...

Minha amada Cida quero mais uma vez te agradecer por me dar a oportunidade de testemunhar o trabalho que o Senhor Jesus tem feito e continua fazendo em minha. Que o Senhor seja glorificado cada dia em nossas vidas, pois ele disse que quando damos frutos o Pai e glorificado

Um belo dia para todos

Lúcia Soares disse...

olá irismar paz, muito boa mensagem, realmente devemos estar prontos para perdoar. medite; orai sem cessar.(1 Tessalonicenses 5-17) um grande abraço.

Lucinalva disse...

Olá pra. Irismar

O perdão liberta, e como você disse: "quem anda no amor de Deus não prejudica e quando é prejudicado não revida". Linda reflexão. Que o Senhor te abençoe. Um forte abraço.

Clécia Ferreira disse...

Que coisa, hein... rs... pra mim a lição sobre perdão é das mais difíceis e complicadas... mas, tenho aprendido que se não liberarmos o perdão quem perde é a gente... tem uma frase que ainda preciso me livrar dela... eu costumo falar que "as pessoas só me jogam pra escanteio uma única vez" e isso soa como vingança... Fica com Deus!

Rô Moreira disse...

Que bom saber mais de ti Iris, eu não conseguia te ler melhor como agora, depois deste texto.
Entendo quando você diz nesta frase aqui:
"perdão não é sentimento é mandamento e que o poder vem pela a obediência." Sim eu entendo bem isso, pois só conseguimos perdoar mesmo, quando obedecemos a Deus e damos o primeiro passo, mesmo que na hora não consigamos logo perdoar... mas, a partir do primeiro passo parece que as coisas começam a andar rsss. Sabe, tenho aprendido com a obediência a Deus neste aspecto, pois já passei por muito do que você passou, e continuo passando, mas agora com uma consciência diferente. Consciência esta, de deixar Deus me conduzir da maneira que Ele quer. Se for para perdoar eu to lá, obedecendo. Lindo seu compartilhando bençãos. Deus seja louvado em sua vida mana. Amo-te. Bjs

Irismar Oliveira disse...

OI Pra. Thais ser parecido com o nosso mestre é o objetivo do Pai, como você disse quando acontecem situações em nossas vida e a permissão de Deus para isso tudo é simplismente que venhamos a ter a mesma atitude que ouve em Cristo.

Minha amada muito obrigada por seu carinho e amizade, recebo sua palavra em minha vida.

Um bom dia

Irismar Oliveira disse...

OI Gisele e como bloqueia o fluxo do Espirito Santos em nossas vidas,quando nos fechamos para o perdão e o pior é que na hora não compreendemos que o fluxo cessou, mas graças a bondade do Pai que com seu muito amor abre os nossos olhos e passamos a ver todo o lixo e o desejo do pai de tirar isso de dentro de nós e assim nos deixar limpos para fluir sua graça e amor.

Minha amada muito obrigada por seu carinho.

Um bom dia

Irismar Oliveira disse...

Pr. Edilson,amém eu recebo,muito obrigada meu amado pastor por sua participação nessa postagem que a nossa amiga Cida nos dar a oportunidade de testemunhar o trabalho do Pai em nossas vida.

Uma boa tarde!!

Irismar Oliveira disse...

Minha amiga Diana obrigada por partilhar também um pouco do que esta passando e expressar que o testemunho te ajuda. As vezes perdoamos e esperamos que as pessoas não façam nunca mais e nem sempre isso acontece, e isso faz com que criemos expectativa e quando frustados volta de novo o ressentimento. Quando o Senhor em falou de que algumas pessoas não voltaria para pedir perdão também me ensinou que haveria algumas pessoas que não vão mudar, mas eu tenho que mudar, aqui esta o segredo, Deus esta trabalhando em você para lhe mudar por isso tire os olhos dela. Isso é libertador.

Um grande abraço e conte com as minhas orações

Irismar Oliveira disse...

Lúcia amiga como é precioso quando essa prontidão é desenvolvida em nossas vidas, desfrutamos melhor a vida não é verdade? Obrigada por seu carinho e por me abençoar com esse textos.

UM grande abraço pra você também!!!

Irismar Oliveira disse...

OI Lucinalva, esse principio foi uma das lições que o Senhor me deu nessa caminhada de que não precisamos revidar quando somos injustiçados, pois andar em amor e confiar que ele controla TUDO até mesmo as injustiças feitas a nós.

Obrigada por seu carinho e participação!!!

Uma boa tarde!!

Irismar Oliveira disse...

OI Clécia, amiga também pensava assim e sei como é , vivia armada só fazia uma vez e eu era tão rancorosa, mas quando o Senhor mostrou que não era assim que eu precisava tirar os olhos das pessoas e colocar nele e em mim de que assim como eu era ferida eu feria também, me magoava, ma seu também magoava e como se o Senhor mudasse a posição do espelho movesse da direção dos outros e deixasse na nossa frente.

Saiba que aquele que começou a obra em sua vida vai terminar, só não tenha medo, prossiga !!

Muito obrigada por sua participação!!

te desejo uma bela tarde

lenildo disse...

Perdoar é sempre complicado amiga, tem que ter Deus no meio senão complica.

Mateus 18:21 "Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete"?
22-"Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete".

Abraço e obrigado por partilhar sua experiência amiga.

Irismar Oliveira disse...

OI meu irmão Lenildo é verdade, não é bom ser ferido nem machucada, mas o pior inimigo de tudo isso é a nossa natureza que bloqueia seu objetivo e vigar-se de alguma forma seja fazendo a mesma coisa ou desprezando quem feriu. Eu era do tipo rancorosa , não fazia o que a pessoa fez, mas descartava na hora aquela pessoa e ficava coma raiva guardada. Graças a bondade do Senhor Jesus quando ele abriu meu olhos sobre essa questão e mostrou seu princípios vi como é glorioso sermos LIVRES!!!

Muito obrigada por vim participar também dessa experiência!!!

Te desejo uma bela tarde

Irismar Oliveira disse...

OI Rô nesses processos de aprendizado tinha horas que me sentia como um pedaço de liga sendo puxada ao máximo, só via a hora de ser partida ao meio,srsrsr e eu dizia Senhor tá doendo e ele com muito amor e paciência me mostrava sua trajetória de vida como ele se comportou diante das afrontas, das injustiças e como foi e é capaz de amar o ser humano. Um dos texto que falou ao meu coração foi Is 43:25 que fala sobre a atitude de Deus diante das nossas más atitudes, o zelo que Ele tem por seu nome e por sua gloria. Quando perdoamos zelamos também pela vida que Deus nos deu. Faço minha as tuas palavras: que o Senhor Deus me conduza da maneira que Ele quer!!

Muito obrigada por seu carinho e participação, te desejo uma bela tarde

Rô Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Irismar,vc nos deixou importantes lições através do seu testemunho.Aliás,qdo perdoamos, não só nos libertamos,pois estamos fazendo a vontade do Pai,mas libertamos da culpa as pessoas q nos feriram.Nessas horas precisamos muito do Espíri- to de Deus,pois só Ele é o construtor dos nossos realcionamentos.Bjs pra vc!

Atitude Cristã disse...

Oi Irismar, você é muito abençoada por Deus!!
Que o Senhor continue te usando Poderosamente!!
Um forte abraço

(Adriana Soares)

Irismar Oliveira disse...

Oi Selma é verdade amiga ficamos livres e libertamos os ofensores e não existe coisa melhor do que sermos livres, pois foi para isso que o Senhor Jesus veio.

Muito obrigada por sua participação!!

Te desejo uma bela noite

Irismar Oliveira disse...

OI Adriana amém eu recebo suas palavras e as guardo em meu coração!!!

Que o Senhor te fortaleça cada dia para prosseguir.

Muito obrigada por sua participação

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Iris,

Que testemunho lindo.

É maravilhoso ver o agir de Deus nas situações.

O perdão traz cura.

Lendo seu maravilhoso testemunho comecei a lembrar da minha situação (humilhação e injustiças). É realmente necessário o perdão, pois a obra é do Senhor.
Ele sempre honra Seus filhos.

beijos
Suely

Irismar Oliveira disse...

OI minha amada Suely, tem um hino da harpa cristã que diz que os mais belos e hinos e poesias foram escritos na tribulação e nesses momentos de dores e aflições que somos lapidados e as melhores mensagens escritas,srsrsr.

Obrigada por seu carinho de participar do meu testemunho.

Uma bela tarde

Samanta disse...

Olá Cida ! Parabéns por convidar uma pessoa maravilhosa como nossa querida amiga Irismar e nos trazer este texto tão edificante !!

Irismar , amiga, seu texto veio como um alerta e um presente para mim... Não tenho facilidade para o perdão e quando li suas palavras sobre usarmos isso como uma arma, meu coração enfim entendeu o que se passa e me sinto mais serena para melhorar neste aspecto.
Quantas vezes estamos cegos para as lições que Deus nos envia...achamos que não merecemos, ou que Ele está nos maltratando, mas na verdade tudo é uma maneira de nos ensinar a ser pessoas melhores e crescer !
E tudo que Ele nos envia vem exatamente no momento certo, apesar de não entendermos na maioria das vezes.
Amiga parabéns pelo maravilhoso texto e por nos contar esta experiência difícil, mas que com seu relato agora serve de inspiração para nós !!!

Um beijãooooo e boa semana !

Irismar Oliveira disse...

OI Samanta que bom poder receber sua visita nesse artigo e saber que ele chegou como um alerta em tua vida isso é bom. Tenho aprendido que nada se perde em nossas vidas, como você leu foram momentos muitos difíceis, pode dizer até amargos mas hoje eu poder olhar para atras e soltar alguns beijos de gratidão os que me feriram pois foi através deles que o Senhor Jesus me ensinou o principio do amor ,perdão e fidelidade e lhe digo não existe nada como ser LIVRE, pois sofria muitos por ser orgulhosa tanto para pedi perdão como para perdoar.

Soltemos as armas e desfrutemos da liberdade!!!

Muito obrigada por seu carinho em vim participar!!

Te desejo uma bela noite