quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Você é discípulo de quem?


"Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um." I Coríntios 3:5.
 
É mais fácil ouvir que estudar!
Ouvir distrai, estudar enfada!
Eis que aí reside o grande perigo de as pessoas se tornarem discípulos de seus líderes, em vez de seguidores de Cristo!
Lourenço Gonzales
 
Isso é verdade, muitos por não estudarem a Palavra de Deus são facilmente guiados por líderes.
Quando esses líderes são pessoas realmente piedosas, dedicadas ao Senhor, eles ensinam e incentivam as pessoas a estudarem a Bíblia, a buscarem sua experiência com Deus para crescerem espiritualmente. Fazem grupos de estudos, mostram como é necessário nos tornarmos discípulos de Cristo e cada vez mais semelhantes a JESUS.
 
Infelizmente muitas pessoas preferem acreditar em tudo que lhes falam sem estudar. Por isso são enganadas pelo inimigo, por falta de conhecimento na Palavra do Senhor, por falta de intimidade com Cristo.
 
Podemos e devemos nos orientar com o pastor ou com o nosso líder muitas vezes, eu mesma já fiz isso e sou a favor de se buscar orientação quando necessário, mas não devemos deixar que eles sejam a nossa bússola. Quem tem que ser o nosso modelo e bússola é o nosso Senhor e Salvador JESUS!
 
Abraços a todos e fiquem na paz!

8 comentários:

Tarciana Soares disse...

Verdade Cida!
Quanto mais estudamos a palavra de Deus, mais temos vontade de aprender Dele e todo Seu propósito.
Estou estudando a bíblia cronologicamente começando em Gênesis. A melhor maneira de comunicar qualquer história, é começando do princípio. Progressivamente vc descobre mais, enquanto a história vai se desvendando de uma maneira que faz sentido. Deixando a própria história expor verdades eternas sobre Deus. Sobre como o amor e a justiça de Deus se interagem e como isso realmente se manifesta.
Por exemplo, começando em Gênesis e estudando sobre a criação... Aprendemos sobre o caráter de Deus. Como Ele é onipresente, e todo poderoso, Eterno, existindo antes de tudo e não é limitado ao tempo ou espaço. Não é possível colocá-Lo numa caixa. Aprendemos que desde o início fomos criados para ter um relacionamento com Deus. Mas, o que aconteceu? Eles desobedeceram a Deus. Deus é o criador e estabeleceu as regras. e Adão e Eva desobedeceram, e isto é chamado de pecado. Então, entende o que é pecado, e as suas consequências, de morte, e um relacionamento quebrado com Deus. Desde que o primeiro animal foi morto para cobrir a nudez de Adão e Eva há um símbolo muito forte através das escrituras e as suas histórias, onde há sempre sangue inocente sendo derramado para cobrir o pecado do culpado. Como o cordeiro que morreu no lugar de Isaque, quando ele estava no altar. Mas então, um cordeiro tomou o seu lugar. Houve um substituto. Deus tem sempre mostrado q a Sua maneira é através de um substituto inocente, morrendo no lugar dos culpados. Deus está mostrando o seu plano. Nessa maneira você começa a conhecer a Deus e a Bíblia. E como a cerca desse Salvador mais informações foram dadas com o passar do tempo, sobre quem este Messias seria. E progredindo através da Bíblia você começa a aprender as histórias sobre Israel e seu relacionamento com Deus e como através da Bíblia, desde o Jardim do Edén Deus tinha um plano. E desenvolvido através dessas histórias os temas de redenção, quem é Deus e o inocente morrendo no lugar do culpado. Deixando a história desenvolver esses temas para que quando se chegar ao Cristo há um entendimento completo de quem é Deus e Seu plano. E há uma expectativa de "Ok, o Salvador está vindo, o Libertador prometido está chegando!" Para que quando João Batista entra em cena e diz: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" é fenomenal ver as pessoas começando a entender. Você já entende: "Uau, Cristo, Ele é aquele que havia sido prometido, aquele sobre o qual os profetas falaram, aquele que o povo de Israel estavam procurando." E você entende que todas as profecias no velho testamento estão apontando para Cristo. Na cruz, o Inocente morrendo pelos culpados. Que eu sou um pecador condenado, e lá está o perfeito Filho de Deus o Substituto, que se tornou pecado no meu lugar. Por que cada história estava apontando para Jesus Cristo tudo passa a fazer sentindo. Isso é o que Jesus fez. Ele juntou todas as peças para explicar a eles porque isto teria que acontecer como aconteceu. E então eles foram capazes de entender. E você entende que Ele estava cumprindo tudo que precisava ser cumprido de todas aquelas profecias no antigo testamento. É Ele que está levando a culpa pelo pecado, e o inocente morrendo no lugar do culpado. É só abrindo as escrituras e ensinando do jeito que aconteceu e deixando o poder de Deus convencer as pessoas.. É fantástico!

Vou deixar aqui o link do site que tenho estudado a bíblia começando em Gênesis, é muito bom! Valeu a pena tirar umas horinhas durante o dia e estudar da palavra de Deus, isso tem mudado minha vida.
https://abeprod.com.br/alem-do-veu/

Beijos, amei a postagem!!!
Te amo!!!

Lúcia Soares disse...

Cida boa mensagem, tudo de bom amada

Anônimo disse...

Super verdade! Estava falando sobre isso com meu pai essa semana...ele é pastor de uma igreja aqui em Macaé/RJ. As pessoas são acomodadas demais para ler, aprender e se relacionar com Deus e muitas vezes esperam que o pastor resolva todos os problemas, confiam cegamente e até idolatram os líderes. Nossa confiança deve estar no Senhor e nossa esperança também! Boas festas pra vc e pra sua família tbém! Beijos CAmila Vaz

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querida amiga Cida.

É mesmo...
Sendo assim, o fanatismo toma conta.

Vim desejar-lhe Feliz Natal e um 2014 abençoado.

Beijos.

Anônimo disse...

Ei Cida! Que Deus nos dê sempre juízo e discernimento. Afinal, nem todos têm sabedoria para falar da palavra de Deus. Beijo carinhoso em vocês!

Lucinalva disse...

Olá Cida
Reflexão muito importante, que Deus continue te usando. Bjs querida.

Unknown disse...

Essa quadra do Lourenço é muito bonita,gostei bastante dela. Beijinhos fofinhos e até breve!!

Anônimo disse...

Cida,aqui onde moro as Igrejas são conhecidas pelo nome de seus líderes;Igreja do Fulano,Igreja do Sicrano e por aí vai.Parece não ter nada de mau numa cidade de pouco mais de 4 mil hab. Mas o povo fica de olho no testemunho pessoal de cd liderança e muitas vezes esquecem q pastores ou líderes tem natureza humana e não,Divina.Devemos procurar o exemplo do povo de Beréia("exami- nando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim"- ATOS 17);além é claro de depositarmos nossa confiança apenas em Deus.