sábado, 9 de outubro de 2010

Entusiasmo...

"O entusiasmo leva a realizações incomparáveis. Sir Cristóvão Wren, famoso arquiteto inglês que construiu 52 igrejas em Londres, retirou-se da vida pública com a idade de 86 anos. Depois disto ele passou cinco anos em realizações literárias, astronômicas e religiosas.
Outro gigante da cultura estudou o grego com 80 anos, recomeçando nova carreira. Plutarco, quase com a mesma idade, dedicou-se ao latim. Ticiano pintou uma obra prima aos 98 anos. Verdi escreveu sua grande ópera 'Falstaff' aos 80 anos. Octagenários foram autores de algumas das mais brilhantes realizações da humanidade, porque sua reserva de entusiasmo era inexaurível".
Fonte: Meditações Matinais de 1961.

"O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão frutos; serão viçosos e florescentes; Para anunciarem que o Senhor é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça". Salmos 92:12 ao 15.

Sabe queridos, muitos de nós, jovens ainda, perdemos facilmente o entusiasmo. Alguns na idade adulta acham que não poderão realizar mais ações que um dia ambicionaram e na época não foi possível. Precisamos ser homens e mulheres de fé e entusiasmo no Senhor. Não devemos colocar obstáculos para o realizar de Deus na nossa vida e através dela.
Agora que estou na idade adulta percebo que aquela frase é verdadeira: "o espírito nunca envelhece".

Essa semana o tema estudado da lição dos adultos na igreja que congrego foi:
"Calebe: Convivendo com a espera".
Foi maravilhoso ver aspectos da vida desse homem que antes eu não tinha parado para refletir. Calebe e Josué creram na promessa de Deus, que poderiam entrar na terra prometida, mas devido a incredulidade dos demais espias, o povo não creu, e eles, junto com todo o povo tiveram que vagar 40 longos anos pelo deserto.

"Mas Calebe tinha um forte senso de comunidade e percebia o que significava ser parte de um todo. Ele liderou pelo exemplo e encorajou o povo. Calebe não se afastou e nem começou um novo movimento. A disposição de simplesmente sair quando surgem dificuldades ou falta de fé pode ser um fenômeno atual, mas não é bíblica". Figuras dos Bastidores, p. 18.

Quando estavam para tomar posse da terra, ele reinvindicou a cidade de Quiriate-Sefer, uma cidade fortificada. Ele não pediu algo que já estava conquistado ou fácil, mas a cidade mais difícil, de gigantes!

Queridos, vou terminar com uma pergunta para refletir: "Conforme você amadureceu, suas atitudes mudaram? O que você aprendeu simplesmente por ter mais anos de experiência? Como você pode evitar que os anos simplesmente fortaleçam ainda mais profundamente seus hábitos e atitudes errados?"

Abraços e que sejamos entusiasmados sempre pelas coisas de Deus!

20 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cida, passando para deixar um beiijo e um abraço!!! Bom final de semana!!!!!

Beijos!!!

Vania Ferro disse...

Cida querida que saudades de vc! ainda estou em aracaju com raquel...mas graças a Deus está dando tudo certo. mais uam vez vc foi usada por Deus para responder minha oração...e seguir nos planos que estou querendo por em prática...pelo email eu te conto tudo....Tenha uma ótima semana minha amiga querida e xero na flavinha e um abraço no maridão.

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá querida amiga CIDA!!!!!!
Shalom adonai!!!!!

Obrigada pelo carinho de sempre e pelas palavras encorajadoras.

A partir do dia 10/10 começam as votações. Conto com seu voto....hehehe

Ontem tivemos a ministração, foi maravilhoso. Na semana postarei materias e fotos.

Sobre seu texto, alguns dias atrás eu ministrava p/ alguns adolescentes e falava justamente sobre termos objetivos na vida, sonhos traçados, metas estabelecida.
Pois nosso entusiasmo será uma consequência das nossas atitudes perseverantes.

Tenha um abençoado sábado, domingo e todos os outros dias que virão.

beijos
Suely

Eduardo Santos disse...

Os anos de espera na minha vida trouxeram um grande amadurecimento e nunca a desesperança. Cabele sempre soube junto com Josué que herdariam a terra prometida, eles viram que a terra era boa. Deus nunca falha em suas promessas.

Wendel Bernardes disse...

Pois é Cida,
nos portamos como aqueles passarinhos que ficam esperando a mamãe pássaro voltar com o alimento no bico... ficamos gritando no ninho e nada fazemos...
Além dos exemplos incríveis citados temos também Moisés, que começou seu ministério com aproximadamante 80 anos, e por mais 40 oficiou com o povo de Israel, libertando-os da escravidão, caminhando no deserto e fazendo a promessa se cumprir na vida dos hebreus.
Isso se não falarmos de Noé, lembra quanto tempo ele ficou contruindo um navio no meio do deserto?

Imagine,
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão e voarão como águias, porém não se cansarão!"
É dessa palavra que precisamos não?
Deus te bendiga!

Wendel Bernardes disse...

Olá Cida,
pois é, entendo bem o que você falou lá no blog...
às vezes eu me sinto um pouco incompleto ministerialmente, sabe... mas creio que é Deus quem cumpre o faz o que quer, pois somos Dele e consequentemente, nossos ministérios e trabalhos no Reino também são exclusivamante Dele!

Estava outro dia lembrando que tenho alguns projetos 'engavetados' e que quando pensei em 'desengavetar' nasceu Sarinha linda e dependente!
Isso depois de meu primogênito ter já 10 anos!
Então o que fazer?
Esperar, pois "Aquele que começou a boa obra, a aperfeiçoará até o Seu grande dia!" É nos lançarmso Nele e deixar nosso barco fluir nas Suas águas!

Grato por suas palavras lá no blog, ok?
Dê um abraço na família (parace que já os conheço a todos! srsr)
Paz!

Tarciana Soares disse...

Cida, obrigada! Você que é um amor, flor!
Eu também tenho esperança de um dia receber um abraço de urso seu =D

Amanhã eu volto por aqui ;)

Beijos... te amo!

Unknown disse...

A vida sem entusiasmo fica meio sem sentido.

Lendo este post lembrei da minha mãe que está fazendo faculdade agora com seus sessenta e poucos anos de vida e tem uma energia incrível.

Faz um monte de cursos e mesmo aposentada ainda faz uns extras como guia de turismo só pra não ficar parada.
Quando crescer quero ser igualzinho, hahahahahahah...

Cida minha amiga, um ótimo domingo para você e toda sua família.
Beijocas,
Aninha.

Celina Silva Pereira disse...

Sim, a experiência corrige o percurso.
Estou em Porto Alegre e num computador emprestado.
Após o feriado, visitarei os demais blogs amigos.
Tenham um ótimo fim de semana.

Celina

Giovana disse...

Cida,
estou passando para conhecer as meninas que vão participar do recanto da mamãe blogueira! acho interessante seguir-mos umas às outras para entrar em sintonia já que vamos dividir um espacinho na net né..amei seu cantinho! Espiritualidade é uma coisa pouco difundida na net, porém de muito valor para a constituição da família!
até mais..
bjss

Elvys Rodrigues Photografia disse...

Oi Cida, lindo post.
Realmente só poderemos ser iguais a Calebe quando existir entusiasmo,espera e paciência...Aprendi que não é possível viver sem esperança...e perdemos o entusiasmo, perderemos a paciência e a espera pela vinda do Senhor! Deus a cada dia lhê dê sabedoria para compartilhar as bençãos...
Ahhh indico um amigo pra vc segui-lo... o blog dele é...haroldomoleiro.blogspot.com
Abraços!

Tarciana Soares disse...

Ciiida, volteiii!!!

Agora pra falar do seu post que como sempre é tudo que há de bom, igual a você.

Lendo esse post lembrei da Lucinalva, ela é super entusiasmada. Sempre feliz, faz as coisas do reino com muita alegria no coração. Tudo isso é passado pra quem estar ao redor dela, é notório.
E é isso, que possamos sempre fazer as coisas do Reino com bastante entusiasmo, sabendo que é pro Senhor. Porque Dele e por Ele são todas as coisas.

Beijos queriida!!

Toyin O. disse...

nice blog.

http://youcanfacetodaybecausehelives.blogspot.com/

Celina Silva Pereira disse...

Ah, sim, postei um recadinho para nossa amiga, mas creio que ela não abriu ainda e assim não pudemos nos encontrar, pelo menos por enquanto.
Beijos.

Celina

Coração de Noiva disse...

Oie Cida .. preciso mto falar com vc .. bjssss

Anônimo disse...

Amiga, vc escreve super bem! Vc deve pregar na igreja muito bem também! E poderia ajudar a escrever as meditações da nossa igreja! Bom feriado pra você! Beijos!!

Débora disse...

Cida,
Mais uma mostra que vc escreve bem... Recebi o seu mail com o seu texto para o Amar ser Mãe. Fico muito grata ! Também mandei-te um mail...
Abraço e obg !

Cássia disse...

Bom dia Cida!!

A paz do Senhor JESUS...

De passagem aqui amiga para lhe desejar uma semana recheada de bençãos.
Que tudo te vá bem em nome de JESUS.


Bela reflexão que tu deixaste.

Respondendo sua pergunta...
Eu diria que dentro desse tempo de vida, amadureci muito reconhecendo minhas deficiências como pessoa, na maneira de pensar, agir e sentir. Tenho aprendido, que não sou boazinha, que eu não sou perfeita, e que tudo que há de bom em mim, vem do nosso SENHOR JESUS.

Amadureci no reconhecer que o meu bom caráter, meus sonhos, minha juventude, meu vigor, e minha felicidade é dependente exclusivamente de DEUS.

Cida...
Obrigada por me alegrar com sua vida.
bjs no ♥

Cristina Lima disse...

Bom dia, Cida!

Sim, os anos me lapidaram!

Certa vez, li uma passagem na bíblia que falava dessas provações que temos de passar para nos tornar pessoas melhores, somos lapidados e aprendemos com os nossos erros.

Várias atitudes ou decisões que tomamos no passado e que não nos levaram a um resultado positivo nos fazem refletir para um novo caminho.

Esse caminho sempre guiado pelo nosso Senhor, pois quando o colocamos em primeiro lugar na nossa vida, tudo fica mais fácil, mesmo que na hora nos pareça muiiito difícil; mas ele sabe de todas as coisas...

Que você e a sua família tenha uma excelente semana.

Bjs
Chris

Anonimo disse...

Olá Cida! Obrigada pelo seu carinho!

Lindo texto!

Sabe se somos aflitos e não esperamos perdemos o melhor de Deus. Quando vamos amadurecendo aprendemos a olhar os caminhos que Deus faz nas nossas vidas e a aceitar melhor o que Deus nos dá.

Uma vez li num blog um texto que nunca mais esquecerei, ele dizia que as bênçãos de Deus são como uma fruta no pé. Se você a tira verde não come direito, pois ela não esta suculenta doce e gostosa e você acaba descartando. Mas se você espera com paciência o amadurecimento, quando vai comer ela esta no ponto ideal! Doce, macia e você a aproveita por completo e fica satisfeita!

Não adianta forçar a vontade de Deus! o melhor é esperar e confiar no a altíssimo!

Deus abençoe sua família minha irmã!

Leila