sábado, 7 de março de 2015

Acumuladores...


"Não ajunteis tesouros na terra [...] Mas ajuntai tesouros no céu [..] Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6: 19 ao 21.


Há vários tipos de tesouros. Será qual o tesouro que nós estamos acumulando?

Tem um programa no Discovery que trata sobre o problema de acumulação que muitas pessoas tem, uma obsessão em acumular coisas. Em alguns episódios foi incrível ver como até mesmo lixo não era descartado pelo morador, ou moradores da casa.
No decorrer do programa uma psicóloga e uma equipe de limpeza tentam ajudar o acumulador a dar o primeiro passo para se desfazer de tantas coisas. É difícil pra ele, pois a acumulação deu início por algum problema emocional que a pessoa teve num determinado momento da vida, mas sempre no desfecho do programa vemos o antes e o depois, uma casa antes suja e cheia de coisas ficar limpa, sem tanto entulho. Não se sabe se a pessoa realmente ficou curada, ou depois de algum tempo voltou a acumular coisas.

Essa acumulação de coisas e até mesmo de lixo, é um verdadeiro tesouro para  quem os guarda, mas pra família e amigos é um grande problema. A pessoa que acumula acaba ficando isolada, sem muito contato com a família e amigos, pois esses não tem condições de visitá-lo.

Vimos esse exemplo visível de acumuladores, outro tipo também visível é o acumulador de riquezas que se torna avarento. Um exemplo fácil é o Tio Patinhas dos gibis...rsrsrs. 
Na Bíblia vemos vários textos condenando a avareza. Não é pecado ser rico, pelo contrário, se temos bens, ótimo, mas que saibamos fazer bom uso deles, tendo um coração doador, ajudador. Quanto mais temos um coração desprendido, mais o Senhor nos dá pra ajudar outros que precisam.

Mas agora quero falar de um acumulador muito preocupante também, é aquele que guarda dentro do coração ressentimento, inveja, amargura, etc. Esse tipo de acumulação é destrutiva. A pessoa se torna seca, amarga e de difícil convivência. Muitas vezes ele teve mil motivos, como os demais acumuladores de se tornar uma pessoa assim, mas precisa urgentemente de ajuda, precisa mudar. 

Mas quem pode curar-nos das acumulações, sejam elas emocionais ou materiais?
Somente através de Jesus, do Seu Santo Espírito é que pode haver mudanças verdadeiras.
Não queremos mudanças temporais, mas eternas.

Se hoje você descobrir que precisa se desfazer de coisas, não deixe pra depois, vá aos pés da Cruz e entregue pra Jesus. Sejam emocionais, ou materiais, se livre delas e viva uma vida mais leve.

Queridos, sejamos sim acumuladores, mas de amor, de carinho, fé, esperança e sorrisos, pra distribuirmos aos que nos cercam.
E lembrem-se: "Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Abraços a todos e fiquem na paz que só o nosso Deus pode dar.

6 comentários:

Victoria disse...

Este año como cada año, nuestro tren parara en alguna estación, depende de cada uno de nosotros dejar ir a la tristezas, miedos, frustraciones, malos momentos, desamor. Agradece a cada uno de ellos.. su compañía y sus enseñanzas, aunque hayan sido dolorosas, déjalos ir, déjalos bajar de este tren. Deseo que en esta parada, a tu tren suban miles de bendiciones, sueños alcanzables, amor, abundancia, fuerza y determinación para seguir tu viaje.
Hoy en mi vagón quedaran puestos desocupados y espero te sientes a mi lado para compartir junt@s este nuevo viaje. FELIZ NUEVO COMIENZO EN ESTE AÑO 2015!!!


El amor es lo más importante en nuestras vidas ,,sin él no seriamos sino solo máquinas sin sentimientos

Gracias por compartir esta hermosa entrada
Besitos mi niña

Anônimo disse...

Oi Cida! Por isso a Palavra de Deus aperfeiçoa a vida de quem dá ouvidos a ela. Você é um instrumento vivo de Deus aqui na blogosfera. Beijo carinho! Parabéns pelo dia a dia da mulher virtuosa que você é e ótima semana! Renata e Laura

Tati S.S. disse...

Oi, Cida.
Volte sempre ! rsrs Bjs e como sempre vc com textos ótimos !

Lucinalva disse...

Olá Cida
Linda reflexão. Que possamos acumular sempre o amor de Deus. Bjs amiga.

Anônimo disse...

Olá Cida!
Gostei muito desta reflexão.Disso de acumularmos sentimentos ruins em nosso coração.Imaginei um corpo todo entulhado como o quarto aí da foto.Não pode sobrar espaço pra Deus entrar,não é mesmo? Bela comparação pra pensarmos o q andamos consumindo e acumulando dentro de nós.Abraço e um boa semana!

Trilhamarupiara disse...

Cida eu já vi esse programa, é impressionante a mente das pessoas, eu conheci um acumulador pessoalmente, fui até na casa dele, pai de uma amiga minha, antes de irmos na casa dele ela me avisou e me preparou p eu não ficar muito chocada, mas mesmo tentando não demonstrar meu incomodo eu fiquei chocada com a casa, o cheiro, as condições dele, jesus, me deu muita dó!
Vc ilustrou bem os outros tipos de acumuladores, acumular mágoas só faz mal a quem as guarda sem duvida! Bjosssss