sexta-feira, 20 de março de 2015

A soberania de Deus...


"As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra." Provérbios 16:1.


Todos nós sonhamos e fazemos planos, mas ocasionalmente as coisas tomam um rumo diferente, às vezes para melhor, às vezes para pior. A Bíblia reconhece o valor da responsabilidade e da liberdade humana. Contudo, ela afirma também o controle de Deus sobre o rumo dos acontecimentos (Prov. 20:24 e Daniel 2 e 7).

Fazemos preparativos e planos, mas a última palavra pertence a Deus. Isso não significa que nossos preparativos são inúteis. Mas na vida de fé, se simplesmente submetermos nossos planos a Deus, Ele trabalhará com eles, nossos planos serão dirigidos (Prov. 16:9) e finalmente, estabelecidos por Ele (Prov. 16:3). Até a ação de nossos inimigos será usada em nosso favor (Prov. 16:4, 7).

Embora não seja fácil nos apropriarmos dessas ideias, especialmente quando enfrentamos situações difíceis, elas devem nos trazer conforto e nos ajudar a aprender a confiar em Deus, mesmo quando as coisas parecerem estar indo muito mal, e quando nossos planos não acontecem como havíamos esperado. O ponto-chave para nós é aprendermos a entregar tudo a Deus; se fizermos isso, poderemos estar seguros de Sua direção, mesmo nos momentos de mais provas.

A Bíblia não dá margem para a casualidade, pois mesmo quando a pessoa acha que o rumo dos acontecimentos é ditado pelo acaso, podemos crer que Deus ainda está no controle (Prov. 16:33).

Fonte: Parte da Lição 6 da Escola Sabatina.

Queridos, DEUS tem sempre o melhor pra nós, confiemos nEle, sem duvidar do Seu grande amor e cuidado.
Abraços e fiquem na paz que encontramos em Cristo!

sábado, 7 de março de 2015

Acumuladores...


"Não ajunteis tesouros na terra [...] Mas ajuntai tesouros no céu [..] Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6: 19 ao 21.


Há vários tipos de tesouros. Será qual o tesouro que nós estamos acumulando?

Tem um programa no Discovery que trata sobre o problema de acumulação que muitas pessoas tem, uma obsessão em acumular coisas. Em alguns episódios foi incrível ver como até mesmo lixo não era descartado pelo morador, ou moradores da casa.
No decorrer do programa uma psicóloga e uma equipe de limpeza tentam ajudar o acumulador a dar o primeiro passo para se desfazer de tantas coisas. É difícil pra ele, pois a acumulação deu início por algum problema emocional que a pessoa teve num determinado momento da vida, mas sempre no desfecho do programa vemos o antes e o depois, uma casa antes suja e cheia de coisas ficar limpa, sem tanto entulho. Não se sabe se a pessoa realmente ficou curada, ou depois de algum tempo voltou a acumular coisas.

Essa acumulação de coisas e até mesmo de lixo, é um verdadeiro tesouro para  quem os guarda, mas pra família e amigos é um grande problema. A pessoa que acumula acaba ficando isolada, sem muito contato com a família e amigos, pois esses não tem condições de visitá-lo.

Vimos esse exemplo visível de acumuladores, outro tipo também visível é o acumulador de riquezas que se torna avarento. Um exemplo fácil é o Tio Patinhas dos gibis...rsrsrs. 
Na Bíblia vemos vários textos condenando a avareza. Não é pecado ser rico, pelo contrário, se temos bens, ótimo, mas que saibamos fazer bom uso deles, tendo um coração doador, ajudador. Quanto mais temos um coração desprendido, mais o Senhor nos dá pra ajudar outros que precisam.

Mas agora quero falar de um acumulador muito preocupante também, é aquele que guarda dentro do coração ressentimento, inveja, amargura, etc. Esse tipo de acumulação é destrutiva. A pessoa se torna seca, amarga e de difícil convivência. Muitas vezes ele teve mil motivos, como os demais acumuladores de se tornar uma pessoa assim, mas precisa urgentemente de ajuda, precisa mudar. 

Mas quem pode curar-nos das acumulações, sejam elas emocionais ou materiais?
Somente através de Jesus, do Seu Santo Espírito é que pode haver mudanças verdadeiras.
Não queremos mudanças temporais, mas eternas.

Se hoje você descobrir que precisa se desfazer de coisas, não deixe pra depois, vá aos pés da Cruz e entregue pra Jesus. Sejam emocionais, ou materiais, se livre delas e viva uma vida mais leve.

Queridos, sejamos sim acumuladores, mas de amor, de carinho, fé, esperança e sorrisos, pra distribuirmos aos que nos cercam.
E lembrem-se: "Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Abraços a todos e fiquem na paz que só o nosso Deus pode dar.